Histórico

Instituído em 3 de novembro de 1969, o 2º Ofício de Protesto da cidade do Recife sempre se destacou como uma serventia extrajudicial exemplar, buscando, desde aquela época, utilizar-se dos recursos tecnológicos mais modernos disponíveis objetivando agilizar suas rotinas administrativas e oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.

Sempre com estes propósitos, ainda na década de oitenta, foi o primeiro Serviço Registral de Protesto de Pernambuco a utilizar recursos de processamento eletrônico de dados na execução dos seus trabalhos administrativos.

Em 13 de agosto de 1987, assumiu a titularidade do Serviço Registral de Protesto – 2º Ofício, ISA MARIA DE CARVALHO ARAÚJO, que não apenas procurou manter os propósitos dos bons serviços que vinham sendo realizados, mas, acima de tudo, estabeleceu linhas de ação administrativa que apontavam para uma melhoria permanente da qualidade do atendimento e a expansão das suas instalações.


Os objetivos traçados, naquela ocasião, pela Titular e os resultados hoje alcançados comprovam que o planejamento adotado buscava a adequação aos novos tempos e o acompanhamento do desenvolvimento tecnológico na área de prestação de serviço, “sempre buscando atender, com qualidade e presteza, e, acima de tudo, dentro da legalidade, às necessidades dos clientes”.


O Serviço Registral de Protesto – 2º Ofício, sob a égide da atual Titular, tem buscado oferecer instalações físicas mais adequadas às suas atividades, disponibilizando maior conforto aos seus clientes e melhores condições de trabalho aos seus funcionários. Assim, dentro destes princípios é que já foram promovidas duas mudanças de endereço ao longo deste período, estando atualmente instalado em um prédio localizado à Rua Gervásio Pires, 233 – Boa Vista, Recife – Pernambuco.


O investimento em tecnologia levou a utilização de moderno e eficiente sistema informatizado, que executa e controla, eficazmente, todos os processos administrativos existentes no Serviço Registral de Protesto, possibilitando a troca de informações eletrônicas de protesto entre instituições de controle de crédito, como SERASA e SCI, instituições bancárias e financeiras, além do próprio Serviço de Distribuição de Títulos – SDT.

Todos os documentos físicos importantes são digitalizados e armazenados em DVDs, propiciando a preservação da documentação contra a ação do tempo, como também, permitindo a execução de pesquisas documentais extremamente rápidas junto a arquivos eletrônicos digitais, tudo isto utilizando moderno software de gerenciamento eletrônico de documentos.


Sempre buscando agregar novos serviços que melhorem a qualidade do atendimento, o Serviço Registral de Protesto – 2º Ofício disponibilizou este site dinâmico, com áreas especiais destinadas ao atendimento dos usuários, sendo a primeira serventia extrajudicial de protesto pernambucana a oferecer, on-line, os seguintes serviços: Acompanhamento da Movimentação de Títulos, Consulta de Protesto, Solicitação de Certidões, Consulta de Certidões Emitidas e a disponibilização de Formulário Eletrônico Para Apresentação de Títulos.

Tão relevante quanto os serviços on-line disponibilizados, o “Contato” constitui-se em um canal de comunicação on-line importantíssimo entre os usuários e o próprio Serviço Registral de Protesto, podendo o cliente, através deste meio de contato fácil, oferecer sugestões, esclarecer dúvidas, solicitar a realização de outros serviços, e, acima de tudo, avaliar o atendimento dispensado.


Assim, seguindo os ditames estabelecidos pela Titular, ISA MARIA DE CARVALHO ARAÚJO, desde os idos de 1987, a busca pela melhoria da qualidade do atendimento sempre será um dos objetivos maiores dos que fazem o Serviço Registral de Protesto – 2º Ofício, aliado ao cumprimento fiel da legislação e obediência a formalidade legal que o ato registral de protesto impõe.